"Deus é pai de Jesus / Jesus é pai do divino Espírito Santo/ com o poder de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito/ afasta todos os males desse corpo/ Amém”. (benzimento popular)
A criança chamava-se Isabela e era uma espoleta, correndo por todos os cantos apaixonada e curiosa por tudo o que a vida lhe revelava a cada instante. Cabelos louros e cacheados, olhar turquesa e maçãs rosadas demonstravam além da beleza, a graça e a simpatia, a meiguice e o carinho com todas as coisas e pessoas. Sorria irreverente diante do inusitado, das surpresas, das descobertas.
Encantada pelos animais, em especial os macacos, quando apareciam na televisão ou em visitas ao zoológico, programadas pela mãe e incentivadas por ela. Também pelos gerânios que rodeavam a casa, atraindo borboletas. Surpreendia-se com as lagartas verdes que os devoravam, mas havia um tom de amorosidade quando as orientava a não danificar as plantinhas.
Era única filha, nunca tivera contato com o pai e sua mãe buscava manter tal assunto sepultado no passado. Talvez a única coisa boa tenha sido justamente Bela, como a chamavam. Conforme se costuma dizer “Deus escreve certo por linhas tortas” e era grata por ter um anjo consigo.
Um anjo que aos poucos se transformava. Sua energia independente e forte traçara um caráter questionador, ousado, disposto a enfrentar regras ao mesmo tempo pacato e sonhador. Seu cabelo agora, liso e de tons azulados, piercings nas orelhas, umbigo, lábio e língua davam-lhe outra aparência. Tatuara um golfinho na nuca. Suas amizades também causavam estranheza à mãe que buscava reorientá-la aos padrões considerados normais para uma criação tradicional. Isabela respondia com tranqüilidade, acalmando a mãe inconformada que “não tinha nada demais” em seus atos e que não fazia nada de errado.
Isabela não era a chamada melhor aluna, mas interessava-se por filosofia, passando horas discutindo com seu professor sobre vários temas. Era vista com reservas pelos professores e por outros colegas que a achavam estranha, embora se comportasse naturalmente em sua vida escolar. Talvez sua postura aparentemente agressiva fosse tão somente uma leitura que as pessoas faziam dela a partir de suas próprias concepções.
As idas noturnas ao cemitério eram freqüentes. Um lugar de paz, tranqüilidade, sossego, onde podia conversar com os amigos, beber vinho ou ficar simplesmente em silêncio olhando a lua, as estrelas...Ao contrário do que se cogitava, Isabela não era usuária de qualquer droga, exceto o vinho, que saboreava moderadamente uma taça, em um brinde à vida no habitat dos mortos.
Era ali também que assistia, de longe, diferentes rituais com os mais diversos objetivos. Numa dessas noites, olhava oculta entre os túmulos, uma senhora que acendia velas e oferecia flores e champagne,quando foi surpreendida pela percepção da mulher.
- Aproxime-se, menina, aproxime-se !, insistiu a anciã, - não tema !
Isabela não temia, apenas tinha receio pelo desconhecido, ao mesmo tempo em que magneticamente sentia-se atraída pelo mistério.
Conversaram longamente. A velha parecia saber de toda sua vida, suas dúvidas, seus receios, sua busca inconsciente. Isabela identificou-se com a simplicidade e sabedoria daquela mulher.
Passadas algumas semanas ainda latejava em sua cabeça a imagem daquela senhora e resolveu procurá-la, já que havia sido convidada a essa visita naquela noite.
Isabela pegou o circular que levava ao bairro quase fora da cidade, na periferia da mesma. Encontrou o asfalto destruído e abandonado, casas pobres apenas de tijolos expostos, ou ainda algumas improvisadas com plástico, folhas de zinco e até papelão. Aquela cena mexeu com seu interior, nunca havia estado lá e não imaginava tantas pessoas vivendo em situação tão precária.
- A senhora sabe onde mora Dona Serafina ?, perguntou a uma senhora já de idade bem avançada, com lenço na cabeça e recostada a uma cerca de bambus.
- A benzeira ?, questionou insegura avaliando a imagem estranha da garota, o que uma pessoa como você pode querer dela ?
- Acho que sim...buscou esclarecer, embora não tivesse muitas referências, ela mora na rua Cariri...resmungou desatenta ao olhar inquisidor da mulher.
- Humm...é ela mesma. Sobe essa rua que ela vai dar lá no morro. Vai sempre reto, quando chegar numa árvore bem grande você olha na descida e vai ver uma casa branquinha...é lá.
Isabela foi recebida com o sorriso sem dentes da dona da casa e mal sabia que sua vida se transformaria ali.
"Setenta anos
Passei dentro da Jurema
Discípulo não tenha pena
de quem algum dia lhe fez mal.
Quando eu me zango
toco fogo em um rochedo
meu cachimbo é um segredo
que eu vou mandar pra lá".*
Ali está Dona Belinha atendendo a muitas pessoas. Não tem mais piercings,mas tem outras coisas que chamam a atenção das pessoas.
A casa é rodeada por gerânios. Há quem diga que os gerânios representam tristeza. Talvez hoje enfrente preconceitos similares ao que enfrentava na escola, porém mais segura. Descobriu que existem muitos outros. Talvez tudo tenha sido um exercício para hoje orientar com propriedade os que a procuram.
- Mãe, tem um senhor aí que quer falar com a senhora !, anunciou sua filha Isadora.
Belinha conduziu-o ao interior da casa com o carinho de sempre. Ouviu-o atentamente e sentiu seu coração acelerar e partir-se com a história do pobre homem, corroído pelo tempo, pelo remorso e pela saudade.
Embora ele não soubesse, Belinha já descobrira. Estava diante de seu pai. Simplesmente abraçou-o.
- Está tudo bem... disse, enquanto ele se deixava consumir em profundo pranto.
* Cantiga de Catimbó para Abertura dos Trabalhos.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CONTOS EMANADOS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS
“Os contos e poemas contidos neste blog são obras de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações terá sido mera coincidência”
SABORES DO COMENDADOR
Ator Nacional: Carlos Vereza
Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour
Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota
Atriz Internacional: Anjelica Huston
Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho
Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus
Música: Samba de Roda
Livro: O Egípcio - Mika Waltaire
Autor: Carlos Castañeda
Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas
Cor: Vinho e Ocre
Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.
Planta: aloé
Comida preferida: sashimi
Bebida: suco de graviola/cerveja
Mania: (várias) não passo embaixo de escada
O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização
O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.
Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.
Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour
Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota
Atriz Internacional: Anjelica Huston
Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho
Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus
Música: Samba de Roda
Livro: O Egípcio - Mika Waltaire
Autor: Carlos Castañeda
Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas
Cor: Vinho e Ocre
Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.
Planta: aloé
Comida preferida: sashimi
Bebida: suco de graviola/cerveja
Mania: (várias) não passo embaixo de escada
O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização
O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.
Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.
UM POUCO DO COMENDADOR.
Formado em Matemática e Pedagogica. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VAEBRASIL.
Comenda Rio de Janeiro pela Febacla. Comenda Rubem Braga pela Academia Marataizense de Letras (ES). Comenda Castro Alves (BA). Comendador pela ESCBRAS. Comenda Nelson Mandela pelo CONINTER e OFHM.
Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.
Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.
Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.
Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.
Atuou como Colunista do Diário de Taquaritinga e Jornal "Quatro Páginas" - Bebedouro/SP.
É Colunista do Portal Educação (http://www.portaleducacao.com.br
Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)
Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)
Antologias: Agreste Utopia – 2004; Vozes Escritas –Clube Amigos das Letras – 2005; Além das Letras – Clube Amigos das Letras – 2006; A Terra é Azul ! -Antologia Literária Internacional – Roberto de Castro Del`Secchi – 2008; Poetas de Todo Brasil – Volume I – Clube dos Escritores de Piracicaba – 2008; XIII Coletânea Komedi – 2009; Antologia Literária Cidade – Volume II – Abílio Pacheco&Deurilene Sousa -2009; XXI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil – Reis de Souza- 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2010; Prêmio Valdeck Almeida de Jesus – V Edição 2009, Giz Editorial; Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas - Celeiro de Escritores, 2010; Contos de Outono - Edição 2011, Autores Contemporâneos, Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Entrelinhas Literárias, Scortecci Editora, 2011; Antologia Literária Internacional - Del Secchi - Volume XXI; Cinco Passos Para Tornar-se um Escritor, Org. Izabelle Valladares, ARTPOP, 2011; Nordeste em Verso e Prosa, Org. Edson Marques Brandão, Palmeira dos Indios/Alagoas, 2011; Projeto Delicatta VI - Contos e Crônicas, Editora Delicatta, 2011; Portas para o Além - Coletânea de Contos de Terror -Literarte - 2012; Palavras, Versos, Textos e Contextos: elos de uma corrente que nos une! - Literarte - 2012; Galeria Brasil 2012 - Guia de Autores Contemporâneos, Celeiro de Escritores, Ed. Sucesso; Antologia de Contos e Crônicas - Fronteiras : realidade ou ficção ?, Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012; Nossa História, Nossos Autores, Scortecci Editora, 2012. Contos de Hoje, Literacidade, 2012. Antologia Brasileira Diamantes III, Berthier, 2012; Antologia Cidade 10, Literacidade, 2013. I Antologia da ALAB. Raízes: Laços entre Brasil e Angola. Antologia Asas da Liberdade. II Antologia da ACLAV, 2013, Literarte. Amor em Prosa e Versos, Celeiro de Escritores, 2013. Antologia Vingança, Literarte, 2013. Antologia Prêmio Luso Brasileiro - Melhores Contistas 2013. O tempo não apaga, Antologia de Poesia e Prosa - Escritores Contemporâneos - Celeiro de Escritores. Palavras Desavisadas de Tudo - Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas 2013. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXIII, RG Editores. Antologia II - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. antologia Escritores Brasileiros, ZMF Editora. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXVI - RG Editores (2014). III Antologia Poética Fazendo Arte em Búzios, Editora Somar (2014). International Antology Crossing of Languages - We are Brazilians/ antologia Internacional Cruce de Idiomas - Nosotros Somos Brasileños - Or. Jô Mendonça Alcoforado - Intercâmbio Cultural (2014). 5ª Antologia Poética da ALAF (2014). Coletânea Letras Atuais, Editora Alternativa (2014). Antologia IV da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). A Poesia Contemporânea no Brasil, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos - 8 séculos de Língua Portuguesa, Literarte (2014). Mr. Hyde - Homem Monstro - Org. Ademir Pascale , All Print Editora (2014)
Livros (Solos): “Análise Combinatória e Probabilidade”, Geraldo José Sant’Anna/Cláudio Delfini, Editora Érica, 1996, São Paulo, e “Encantamento”, Editora Costelas Felinas, 2010; "Anhelos de la Juvenitud", Geraldo José Sant´Anna/José Roberto Almeida, Editora Costelas Felinas, 2011; O Vôo da Cotovia, Celeiro de Escritores, 2011, Pai´é - Contos de Muito Antigamente, pela Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012, A Caminho do Umbigo, pela Ed. Costelas Felinas, 2013. Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci). Tarrafa Pedagógica (Org.), Editora Celeiro de Escritores (2013). Jardim das Almas (romance). Floriza e a Bonequinha Dourada (Infantil) pela Literarte. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar pela Editora Erica/Saraiva (2014).
Nenhum comentário:
Postar um comentário