terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BUNGA-BUNGA

Os noticiários ribombam com a informação de que Ruby transou com Cristiano Ronaldo quando era menor de idade. Acho interessante a reação da pessoas. Um caso escabroso, afinal transou com uma menor de idade. Pedofilia é crime e não me assustaria se uma passeata já não fosse deflagrada com faixas e camisetas em defesa da pobre garota. É possível também sentir o rubor e indignação de quem lê estas linhas. Serão à favor da pedofilia ? E conversas, discussões, protestos se intensificam, afinal é preciso preservar a moral e os bons costumes.
A questão que levanto é sobre a hipocrisia e as oportunidades. Quanto sabemos de garotas e garotos menores de idade (menor de idade é menor de dezoito anos, certo?) com vida sexual muito mais ativa que muitos casais. Também sabemos das insinuações e cobranças, intimações declaradas que muitas garotas fazem aos rapazes para o sexo. Muitas vezes não apenas para rapazes. Não, estou dando uma de Adão e culpando a Eva. Não estamos discutindo santidade, ingenuidade, pureza de qualquer um dos sexos. Mas não vamos negar que isso acontece com uma freqüência e naturalidade incrível.
Vamos negar os ritmos musicais, novelas, comerciais de TV, outdoors com apelos claramente erotizados e encontrar a aluna e o aluno com trajes, movimentos e experiências alarmantes, precocemente sensuais e provocativos. Mentira? Exagero? Ou uma realidade que se torna cada vez mais constante.
Apenas proponho um passeio na declaração de alguns famosos sobre sua primeira vez. Geisy Arruda disse que perdeu a virgindade quando tinha 13 anos com um rapper, Angelina Jolie aos 14 anos, Paris Hilton aos 15, Daniel Radicliffe aos 16 aninhos, Johnny Deep declarou que foi aos treze. A lista pode ser bastante estimulante e os relatos dos mais diversos.
O “di menor” tem rendido muitos sucessos, seja em assaltos, furtos ou exploração sexual, onde são apenas vítimas de uma sociedade deteriorada. Ou pelo menos assim justificam quando flagrados.
Enquanto outros, já famosos, sentam-se no pedestal da fama com as mais insinuantes revelações.
Isso se pararmos para refletir sobre a atividade sexual entre garotas e rapazes. Conheço pais que negariam isso veementemente, mas invariavelmente acabam por ter surpresas avassaladoras. Sexo somente após o casamento e circunscrito à procriação é ação de bem poucos (certamente filosofia de muitos). Mas retomando a questão, se nos focarmos apenas na atividade sexual entre adolescentes ou pré-adolescentes em uma relação heterossexual, já termos amplamente o que discutir e analisar. A aluna que insiste para ter algo mais com o professor ou o aluno que deseja a professora parece existir com uma freqüência não muito baixa. Talvez não seja conduta esperada pela sociedade o oposto disso, ou seja a professora que se insinua ao aluno ou o professor à aluna, se pensarmos no ambiente escolar para facilitar nossa reflexão.
O sexo e o dinheiro sempre andaram de mãos dadas, seduzindo homens e mulheres ao longo da história, movimentando interesses, não importando as orientações sexuais. As coisas se tornam mais complexas quando se adentra o mundo homossexual, uma vez que vem imbuído de preconceitos. Um homem pagar uma mulher para sair é normal, um homem pagar outro para sair parece vir saturado de zombarias, embora a prática nos acompanhe desde os primórdios da humanidade.
Sendo bastante comum a questão financeira aliada ao sexo, verifica-se jovens declaradamente heterossexuais em relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, garantindo-se o devido sigilo. O fundamental é que ninguém saiba. Por outro lado, há os adolescentes predominantemente homossexuais. Vale avaliar o curta metragem “Professor Godoy”, vencedor de quatro coelhos de prata no 17º Festival Mix Brasil.
Mas o que estamos querendo explicitar é que, em geral, trata-se o pré-adolescente ou adolescente como um ser assexuado ou distante de uma vida sexual. Entendo pedofilia quando envolve casos abomináveis de adultos com crianças ou quando através da coação,força ou violência tais atos foram cometidos sem medir as conseqüências físicas, emocionais e psicológicas oriundas da ação animalesca. Creio que não podemos generalizar.
Alguns casos de maiores ou menores que se entregam ao sexo pelo dinheiro está definido pela faixa de pobreza e falta de perspectivas profissionais ou educacionais. Não relacionamos aqui aqueles pessoas que se profissionalizaram na prostituição, mas aqueles que por algum dinheiro aceitam praticar sexo.
Não estou aqui para defender o Cristiano Ronaldo, nem incriminar a Ruby Rouba-Corações (assim é chamada). O jogador nega. Ela afirma. O que proponho para reflexão são os valores envolvidos e não me refiro apenas aos valores financeiros. Falo em valores morais. Falo no olhar assustado e indignado das pessoas. Ele teria transado com uma menina ? Indefesa? Coitada ! E vale pesquisar o real sentido deste vocábulo...
Em outro momento propus refletirmos sobre as origens da violência diária. Em que momento começamos a cultivar a violência. Agora sugiro pensarmos em que momento a hipocrisia começou a ser alimentada e de um dócil Shitzu se tornou o agressivo Rottweiler. Teria sido naquele momento em que gritei com meu filho para que ele nunca mais mentisse e depois pedi que ele informasse à pessoa no telefone que eu não me encontrava em casa? Será no momento em que me apresento no jantar social com minha esposa de mãos dadas e sou visto entrando na casa de minha amante logo depois? Será no meu discurso de lisura e transparência condenando isso ou aquilo e entregando-me ocultamente a ele?
Certamente poderíamos resolver muito mais problemas e evitar outros tantos se tanta coisa não ficasse sob o tapete e eu fingisse que não percebo o volume de entulhos aumentando progressivamente. Por que se nega o óbvio? Por que nega-se enxergar as coisas como elas são ? Em nome de que ou quem? Se for da moral e dos tais bons costumes realmente estamos vivendo uma outra Idade Média, onde devemos negar as verdades para preservar outros poderes.
Jornais, revistas e sites se esmeram em projetar tais assuntos, são polêmicos, geram curiosidade e discussões, como esta. Dependem disso. Fomentam, contudo, tais notícias e aí a Ruby, assim como tantas outras garotas e garotos, têm espaço garantido na mídia. Estruturam meios de amealhar recursos financeiros com a indignação e oculta satisfação pública (as fantasias afloram), surgem livros picantes, filmes e ensaios sensuais e entra para a almejada alta sociedade e televisão com o brilho de um cristal swarovski.
A boca entreaberta de constrangimento e desaprovação transmuta-se em audaciosa curiosidade sobre como e o que aconteceu. Vários livros são apenas para revelar quem foram os amantes da pessoa e melhor se temperado com algo mais violento ou bestial. Chegamos ao delírio. Da vaia à admiração e adoração coletiva há um pequeno passo. Se Ruby souber contar sua estória ficará milionária. E ela tem muita estória pra contar.
Que valores reais cultivamos em nossa sociedade? Quando toquei nesse assunto com uma pessoa a contrapartida foi “mas ela é super gostosa!“. Talvez seja essa a resposta...”e ele também”, complementou uma amiga.
O que falar de Berlusconi ?

CONTOS EMANADOS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS

“Os contos e poemas contidos neste blog são obras de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações terá sido mera coincidência”

SABORES DO COMENDADOR

Ator Nacional: Carlos Vereza

Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour

Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota

Atriz Internacional: Anjelica Huston

Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho

Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus

Música: Samba de Roda

Livro: O Egípcio - Mika Waltaire

Autor: Carlos Castañeda

Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas

Cor: Vinho e Ocre

Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.

Planta: aloé

Comida preferida: sashimi

Bebida: suco de graviola/cerveja

Mania: (várias) não passo embaixo de escada

O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização

O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.

Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.

UM POUCO DO COMENDADOR.


Formado em Matemática e Pedagogica. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VAEBRASIL.

Comenda Rio de Janeiro pela Febacla. Comenda Rubem Braga pela Academia Marataizense de Letras (ES). Comenda Castro Alves (BA). Comendador pela ESCBRAS. Comenda Nelson Mandela pelo CONINTER e OFHM.

Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.

Atuou como Colunista do Diário de Taquaritinga e Jornal "Quatro Páginas" - Bebedouro/SP.
É Colunista do Portal Educação (http://www.portaleducacao.com.br

Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)

Antologias: Agreste Utopia – 2004; Vozes Escritas –Clube Amigos das Letras – 2005; Além das Letras – Clube Amigos das Letras – 2006; A Terra é Azul ! -Antologia Literária Internacional – Roberto de Castro Del`Secchi – 2008; Poetas de Todo Brasil – Volume I – Clube dos Escritores de Piracicaba – 2008; XIII Coletânea Komedi – 2009; Antologia Literária Cidade – Volume II – Abílio Pacheco&Deurilene Sousa -2009; XXI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil – Reis de Souza- 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2010; Prêmio Valdeck Almeida de Jesus – V Edição 2009, Giz Editorial; Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas - Celeiro de Escritores, 2010; Contos de Outono - Edição 2011, Autores Contemporâneos, Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Entrelinhas Literárias, Scortecci Editora, 2011; Antologia Literária Internacional - Del Secchi - Volume XXI; Cinco Passos Para Tornar-se um Escritor, Org. Izabelle Valladares, ARTPOP, 2011; Nordeste em Verso e Prosa, Org. Edson Marques Brandão, Palmeira dos Indios/Alagoas, 2011; Projeto Delicatta VI - Contos e Crônicas, Editora Delicatta, 2011; Portas para o Além - Coletânea de Contos de Terror -Literarte - 2012; Palavras, Versos, Textos e Contextos: elos de uma corrente que nos une! - Literarte - 2012; Galeria Brasil 2012 - Guia de Autores Contemporâneos, Celeiro de Escritores, Ed. Sucesso; Antologia de Contos e Crônicas - Fronteiras : realidade ou ficção ?, Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012; Nossa História, Nossos Autores, Scortecci Editora, 2012. Contos de Hoje, Literacidade, 2012. Antologia Brasileira Diamantes III, Berthier, 2012; Antologia Cidade 10, Literacidade, 2013. I Antologia da ALAB. Raízes: Laços entre Brasil e Angola. Antologia Asas da Liberdade. II Antologia da ACLAV, 2013, Literarte. Amor em Prosa e Versos, Celeiro de Escritores, 2013. Antologia Vingança, Literarte, 2013. Antologia Prêmio Luso Brasileiro - Melhores Contistas 2013. O tempo não apaga, Antologia de Poesia e Prosa - Escritores Contemporâneos - Celeiro de Escritores. Palavras Desavisadas de Tudo - Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas 2013. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXIII, RG Editores. Antologia II - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. antologia Escritores Brasileiros, ZMF Editora. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXVI - RG Editores (2014). III Antologia Poética Fazendo Arte em Búzios, Editora Somar (2014). International Antology Crossing of Languages - We are Brazilians/ antologia Internacional Cruce de Idiomas - Nosotros Somos Brasileños - Or. Jô Mendonça Alcoforado - Intercâmbio Cultural (2014). 5ª Antologia Poética da ALAF (2014). Coletânea Letras Atuais, Editora Alternativa (2014). Antologia IV da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). A Poesia Contemporânea no Brasil, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos - 8 séculos de Língua Portuguesa, Literarte (2014). Mr. Hyde - Homem Monstro - Org. Ademir Pascale , All Print Editora (2014)

Livros (Solos): “Análise Combinatória e Probabilidade”, Geraldo José Sant’Anna/Cláudio Delfini, Editora Érica, 1996, São Paulo, e “Encantamento”, Editora Costelas Felinas, 2010; "Anhelos de la Juvenitud", Geraldo José Sant´Anna/José Roberto Almeida, Editora Costelas Felinas, 2011; O Vôo da Cotovia, Celeiro de Escritores, 2011, Pai´é - Contos de Muito Antigamente, pela Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012, A Caminho do Umbigo, pela Ed. Costelas Felinas, 2013. Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci). Tarrafa Pedagógica (Org.), Editora Celeiro de Escritores (2013). Jardim das Almas (romance). Floriza e a Bonequinha Dourada (Infantil) pela Literarte. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar pela Editora Erica/Saraiva (2014).

Adquira o seu - clique aqui!

Adquira o seu - clique aqui!
Metodologia e Avaliação da Aprendizagem

Pai´é - Contos de Muito Antigamente

Pai´é - Contos de Muito Antigamente
Contos de Geraldo J. Sant´Anna e fotos de Geraldo Gabriel Bossini

ENCANTAMENTO

ENCANTAMENTO
meus poemas

Análise Combinatória e Probabilidades

Análise Combinatória e Probabilidades
juntamente com o amigo Cláudio Delfini

Anhelos de la Juvenitud

Anhelos de la Juvenitud
Edições Costelas Felinas

A Caminho do Umbigo

A Caminho do Umbigo
Edições Costelas felinas

Voo da Cotovia

Voo da Cotovia
Celeiro de Escritores

Divine Acadèmie Française

Divine Acadèmie Française

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013
Literarte/Mágico de Oz (Portugal)

Lançamento da Antologia Vozes Escritas

Lançamento da Antologia Vozes Escritas
Noite de autógrafos em Barra Bonita-SP

Antologia Literária Cidade - Volume II

Antologia Literária Cidade - Volume II
Poemas : Ciclone e Ébano

Antologia Eldorado

Antologia Eldorado

Antologia II

Antologia II

Antologia Cidade 10

Antologia Cidade 10
Org. Abílio Pacheco

Antologia da ALAB

Antologia da ALAB

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas
Lançamento do CELEIRO DE ESCRITORES

Contos de Hoje - Narrativas

Contos de Hoje - Narrativas
Literacidade

O Conto Brasileiro Hoje

O Conto Brasileiro Hoje
RG Editores

4ª Antologia da ALAF

4ª Antologia da ALAF
Academia de Letras e Artes de Fortaleza

Dracúlea II

Dracúlea II
...você já leu ?

Antologia Del´Secchi

Antologia Del´Secchi

Sobrenatural

Sobrenatural
Conto: A Casa do Velho

Diamantes III

Diamantes III
Organização Fídias Teles

Entre em contato com a Editora Erica

Entre em contato com a Editora Erica
Não perca mais tempo, adquira seu exemplar.

Minhas produções

Minhas produções