sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOVOS CONCEITOS, NOVAS RELAÇÕES


             As relações estão sendo alteradas. Em especial aqueles que moram ou moraram em qualquer cidade do interior devem se lembrar das calçadas repletas de cadeiras no início da noite em que os vizinhos se reuniam para um bate-papo e as crianças faziam a algazarra em jogos de queimada, pique, esconde-esconde, pega-pega, cabra-cega, entre outras tantas. Nem todas as casas tinham televisão. Em alguns lugares os que a tinham acolhiam as pessoas para assistir as novelas como “Antonio Maria”, “As pupilas do Senhor Reitor”, com Agnaldo Rayol, entre tantas que basta puxar pela memória e elas desfilarão majestosas e saudosas para muita gente.

            A televisão sem sombra de dúvida retirou muita gente das calçadas, inclusive as crianças, pois surgiram também programações exclusivamente infantis. Mas não apenas o desenvolvimento tecnológico trouxe esta mudança. As cidades cresceram. A violência revelada por assaltos, seqüestros e o receio passou a concentrar as pessoas mais dentro de suas casas, por segurança: uma de nossas grandes preocupações conforme podemos visualizar na pirâmide de Maslow.
            A tecnologia avançava, contudo, trazendo outro instrumento revolucionário: o computador. Gigantesco a princípio, leve e interativo hoje, é impossível imaginarmos o que estará acontecendo amanhã, com tantas outras possibilidades antes se quer concebidas, sonhadas e digamos até refutadas. A tecnologia desafia o impossível. Por outro lado, revolucionou hábitos e necessidades impondo-se de maneira tal que hoje caminhamos pelas ruas esbarrando em pessoas distraídas conversando em seus celulares e seja no trabalho, seja no interior de suas residências encontram-se postadas diante da tela do computador. Enviamos email para nos comunicar com o colega ao lado e passamos a gravitar em torno de jogos, chats, grupos e redes sociais que se estabeleceram gerando novas relações entre as pessoas.
            A vizinha debruçada no muro falando com a outra está se tornando raridade. Muito mais fácil estarem no MSN, facebook ou outra rede de relacionamentos trocando opiniões e lendo o que os outros postam. Algumas pesquisas já apontam para um novo problema: a dependência do computador e da internet. Apontam-se, inclusive transtornos psiquiátricos em decorrência da dependência de jogos eletrônicos, a partir de estudos de neuroimagem e eletrofisiologia, produzindo prejuízos significativos na vida acadêmica, profissional, social e familiar. Por outro lado, outros tantos enriquecem do dia para a noite através de idéias criativas utilizando essas novas tecnologias, gerando outras ou ainda explorando-a através de canais inovadores. Leva-se o cotidiano para as telas do computador e ali ele se materializa criando relações virtuais que antes aconteciam nas calçadas ou nas cercas de bambu que dividiam as casas.
            Evidentemente as relações dentro da sala de aula também se alteram e não há como declarar guerra a tudo isso, pois todo discurso será infrutífero. Não basta, contudo, a inclusão dessas novas tecnologias em sala de aula. Temos visto inúmeras experiências como o celular sendo transformado em prática pedagógica, uso de lousas digitais e jogos interativos que traduzem os assuntos estudados de maneira dinâmica. Há também o professor, que mal preparado e mal preparando suas próprias aulas, simulando recursos de pesquisa, cede seu espaço de educador para consultas aleatórias ao Google. A introdução de diferentes tecnologias no cotidiano escolar deve ser muito pensada, preparado, organizado e ter objetivos claros, transparentes e lúcidos para o professor e alunos. Do contrário será um fiasco, enrolação de aula e um socorro para aquele docente que não domina o assunto das aulas que se comprometeu ministrar.
            Um outro fator que emerge indiscutível é uma certa carência ou vazio existencial nos alunos (muitas vezes em professores). As relações realmente mudaram. Os pais saem para trabalhar desde cedo, aquele contato familiar que antes existia tornou-se mais frágil. Vemos com freqüência cada vez maior alunos que passaram a residir com avós ou tias em razão do rompimento entre os pais, alunos que moram apenas com o pai ou mãe, alunos que moram com pai e a madrasta ou com o companheiro dele, alunos que moram com a mãe e o padrasto ou com a namorada dela, enfim situações diferenciadas e que exigem tanto uma reorganização mental e afetiva do aluno, quanto da própria escola, no caso. Mais do que nunca nossos alunos precisam de atenção, de uma relação afetiva mais evidente, da manifestação do interesse dos professores pelo seu bem estar. Essa carência, a meu ver e isto é mero atrevimento meu, manifesta-se muitas vezes pela busca de ser líder (talvez até com ingredientes negativos), afrontando valores, agindo com violência, refugiando-se nas drogas, exacerbando a contestação – que em geral já é uma característica dos adolescentes, repletos de vigor, entusiasmo e energia.
            Todas as reflexões que fazemos não tem a finalidade acusatória, não objetiva desencadear uma terrível e inquisitória caça às bruxas, são apenas apontamentos sobre novas relações que se estabelecem por n fatores encadeados e incontroláveis, pois não vamos conseguir conter esse processo de transformação. Também não há como resumir em isso é bom ou isso é mau, são fatos. Fatos importantes e que devem gerar discussões maduras dos educadores. Alguns modelos pedagógicos amplamente utilizados começam não atender mais a essa nova realidade.
            Os cursos online estão progredindo celeremente e perderam sua imagem pejorativa, revelando-se importantes e sérios instrumentos de aprendizagem atendendo a uma série de pessoas que por inúmeras razões estariam impedidas de freqüentarem cursos presenciais, além da facilidade e comodidade de poderem ser realizados em casa. Esse é um grande impacto nos conceitos de educação. Impacto também nas relações.           

CONTOS EMANADOS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS

“Os contos e poemas contidos neste blog são obras de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações terá sido mera coincidência”

SABORES DO COMENDADOR

Ator Nacional: Carlos Vereza

Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour

Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota

Atriz Internacional: Anjelica Huston

Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho

Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus

Música: Samba de Roda

Livro: O Egípcio - Mika Waltaire

Autor: Carlos Castañeda

Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas

Cor: Vinho e Ocre

Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.

Planta: aloé

Comida preferida: sashimi

Bebida: suco de graviola/cerveja

Mania: (várias) não passo embaixo de escada

O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização

O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.

Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.

UM POUCO DO COMENDADOR.


Formado em Matemática e Pedagogica. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VAEBRASIL.

Comenda Rio de Janeiro pela Febacla. Comenda Rubem Braga pela Academia Marataizense de Letras (ES). Comenda Castro Alves (BA). Comendador pela ESCBRAS. Comenda Nelson Mandela pelo CONINTER e OFHM.

Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.

Atuou como Colunista do Diário de Taquaritinga e Jornal "Quatro Páginas" - Bebedouro/SP.
É Colunista do Portal Educação (http://www.portaleducacao.com.br

Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)

Antologias: Agreste Utopia – 2004; Vozes Escritas –Clube Amigos das Letras – 2005; Além das Letras – Clube Amigos das Letras – 2006; A Terra é Azul ! -Antologia Literária Internacional – Roberto de Castro Del`Secchi – 2008; Poetas de Todo Brasil – Volume I – Clube dos Escritores de Piracicaba – 2008; XIII Coletânea Komedi – 2009; Antologia Literária Cidade – Volume II – Abílio Pacheco&Deurilene Sousa -2009; XXI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil – Reis de Souza- 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2010; Prêmio Valdeck Almeida de Jesus – V Edição 2009, Giz Editorial; Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas - Celeiro de Escritores, 2010; Contos de Outono - Edição 2011, Autores Contemporâneos, Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Entrelinhas Literárias, Scortecci Editora, 2011; Antologia Literária Internacional - Del Secchi - Volume XXI; Cinco Passos Para Tornar-se um Escritor, Org. Izabelle Valladares, ARTPOP, 2011; Nordeste em Verso e Prosa, Org. Edson Marques Brandão, Palmeira dos Indios/Alagoas, 2011; Projeto Delicatta VI - Contos e Crônicas, Editora Delicatta, 2011; Portas para o Além - Coletânea de Contos de Terror -Literarte - 2012; Palavras, Versos, Textos e Contextos: elos de uma corrente que nos une! - Literarte - 2012; Galeria Brasil 2012 - Guia de Autores Contemporâneos, Celeiro de Escritores, Ed. Sucesso; Antologia de Contos e Crônicas - Fronteiras : realidade ou ficção ?, Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012; Nossa História, Nossos Autores, Scortecci Editora, 2012. Contos de Hoje, Literacidade, 2012. Antologia Brasileira Diamantes III, Berthier, 2012; Antologia Cidade 10, Literacidade, 2013. I Antologia da ALAB. Raízes: Laços entre Brasil e Angola. Antologia Asas da Liberdade. II Antologia da ACLAV, 2013, Literarte. Amor em Prosa e Versos, Celeiro de Escritores, 2013. Antologia Vingança, Literarte, 2013. Antologia Prêmio Luso Brasileiro - Melhores Contistas 2013. O tempo não apaga, Antologia de Poesia e Prosa - Escritores Contemporâneos - Celeiro de Escritores. Palavras Desavisadas de Tudo - Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas 2013. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXIII, RG Editores. Antologia II - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. antologia Escritores Brasileiros, ZMF Editora. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXVI - RG Editores (2014). III Antologia Poética Fazendo Arte em Búzios, Editora Somar (2014). International Antology Crossing of Languages - We are Brazilians/ antologia Internacional Cruce de Idiomas - Nosotros Somos Brasileños - Or. Jô Mendonça Alcoforado - Intercâmbio Cultural (2014). 5ª Antologia Poética da ALAF (2014). Coletânea Letras Atuais, Editora Alternativa (2014). Antologia IV da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). A Poesia Contemporânea no Brasil, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos - 8 séculos de Língua Portuguesa, Literarte (2014). Mr. Hyde - Homem Monstro - Org. Ademir Pascale , All Print Editora (2014)

Livros (Solos): “Análise Combinatória e Probabilidade”, Geraldo José Sant’Anna/Cláudio Delfini, Editora Érica, 1996, São Paulo, e “Encantamento”, Editora Costelas Felinas, 2010; "Anhelos de la Juvenitud", Geraldo José Sant´Anna/José Roberto Almeida, Editora Costelas Felinas, 2011; O Vôo da Cotovia, Celeiro de Escritores, 2011, Pai´é - Contos de Muito Antigamente, pela Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012, A Caminho do Umbigo, pela Ed. Costelas Felinas, 2013. Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci). Tarrafa Pedagógica (Org.), Editora Celeiro de Escritores (2013). Jardim das Almas (romance). Floriza e a Bonequinha Dourada (Infantil) pela Literarte. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar pela Editora Erica/Saraiva (2014).

Adquira o seu - clique aqui!

Adquira o seu - clique aqui!
Metodologia e Avaliação da Aprendizagem

Pai´é - Contos de Muito Antigamente

Pai´é - Contos de Muito Antigamente
Contos de Geraldo J. Sant´Anna e fotos de Geraldo Gabriel Bossini

ENCANTAMENTO

ENCANTAMENTO
meus poemas

Análise Combinatória e Probabilidades

Análise Combinatória e Probabilidades
juntamente com o amigo Cláudio Delfini

Anhelos de la Juvenitud

Anhelos de la Juvenitud
Edições Costelas Felinas

A Caminho do Umbigo

A Caminho do Umbigo
Edições Costelas felinas

Voo da Cotovia

Voo da Cotovia
Celeiro de Escritores

Divine Acadèmie Française

Divine Acadèmie Française

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013
Literarte/Mágico de Oz (Portugal)

Lançamento da Antologia Vozes Escritas

Lançamento da Antologia Vozes Escritas
Noite de autógrafos em Barra Bonita-SP

Antologia Literária Cidade - Volume II

Antologia Literária Cidade - Volume II
Poemas : Ciclone e Ébano

Antologia Eldorado

Antologia Eldorado

Antologia II

Antologia II

Antologia Cidade 10

Antologia Cidade 10
Org. Abílio Pacheco

Antologia da ALAB

Antologia da ALAB

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas
Lançamento do CELEIRO DE ESCRITORES

Contos de Hoje - Narrativas

Contos de Hoje - Narrativas
Literacidade

O Conto Brasileiro Hoje

O Conto Brasileiro Hoje
RG Editores

4ª Antologia da ALAF

4ª Antologia da ALAF
Academia de Letras e Artes de Fortaleza

Dracúlea II

Dracúlea II
...você já leu ?

Antologia Del´Secchi

Antologia Del´Secchi

Sobrenatural

Sobrenatural
Conto: A Casa do Velho

Diamantes III

Diamantes III
Organização Fídias Teles

Entre em contato com a Editora Erica

Entre em contato com a Editora Erica
Não perca mais tempo, adquira seu exemplar.

Minhas produções

Minhas produções