sexta-feira, 3 de junho de 2011

SINCRONICIDADE


            A manhã corria serena quando Isabel sentiu as primeiras contrações. O corre-corre natural do momento e Laura vinha ao mundo, pequena, raquítica, aos sete meses da gestação, exigindo todos os cuidados de alguém frágil e com pouco mais de um quilo.
            Os dias transcorriam com grandes preocupações por parte dos pais, Laura não se desenvolvia. O diagnóstico veio catastrófico quando o Dr. Adauto informou que a menina não iria sobreviver. Os pais se desesperaram. Leonardo ameaçou o médico caso algum mal acontecesse a ela, descontrolado e inconformado.
            Expondo sua tristeza a uma amiga, Isabel recebeu um sopro de esperança. Teresa relatou-lhe a atuação de um outro médico e que atendera a uma outra amiga em situação similar. Era Dr. Acácio Rômulo. Uma possibilidade, mais um recurso e rumaram até a cidade próxima onde poderiam ter uma consulta. Laura fica internada no hospital daquela cidade, aos cuidados de seu novo cuidador. Exames são feitos, dias se sucedem e os pais são chamados. O problema está solucionado. Laura estava morrendo...de fome ! Novos cuidados, nova alimentação e Laura se reergue, fortalecendo-se a cada dia para uma vida normal e saudável.
            Os dias de infância de Laura foram tranqüilos, com as brincadeiras com as crianças vizinhas. Destacando-se a aguçada inteligência da garota. Perspicaz, atenta, muito argumentativa, embora tímida e reservada. Não demorou para revelar sua paixão pelas plantas e animais, a vida simples junto a natureza, embora residisse em centro urbano agitado e conturbado como toda grande cidade.
            O relacionamento entre Leonardo e Isabel sempre foi tumultuado, estando ele sempre às voltas com amantes e cultivando ares autoritários e violentos. Era comum Leonardo ter rompantes de raiva querendo colocar fogo na casa, chutando e agredindo violentamente o cachorro, quebrando móveis e outras posturas intimidadoras, na busca de proteger-se de acusações e resguardar-se de sua vida dúbia. Laura assistia a tudo assustada e incompreendendo as situações. Emergia um desejo estranho de morrer, como que acreditando que a morte a devolveria a um lugar de paz e sossego, talvez o próprio útero materno. Embora em seus pensamentos se solidificassem idéias da vida após a morte, dedicando-se a constantes orações a uma dezena de santos, obedecendo a criação católica.
            Havia uma atração incrível ao mundo mágico dos pajés, revelado pelos programas de televisão, livros e revistas. Esse mundo a cativava.
            O ingresso à escola a fez deparar-se com outras realidades. Pessoas com os mais diferentes pensamentos e comportamentos. Em certo momento enquanto lia sobre o Budismo foi surpreendida por alguns colegas que a ridicularizaram ativamente. Só havia um deus e esse deus era Jesus. Nessa época, porém, Laura já havia lido bastante e sabia que os ensinamentos de Buda antecediam os de Jesus e eram os mesmos em sua essência. Passou, então, mais fielmente estudar outras crenças em especial aquelas que apresentavam outros paradigmas, outras concepções de vida e de morte. Isso permitiu-lhe avançar no mundo da filosofia e seus grandes representantes e os livros sagrados das diversas religiões.
            Gradativamente, Laura passou a conhecer outras pessoas com uma visão mais holística e universal, conheceu grupos que cultivavam uma mente mais aberta e  respeitosa diante dos ensinamentos das religiões.
            De uma certa maneira, Laura também passou a resguardar suas crenças interiores firmadas na existência de uma força ou poder superior, sem nome, vivo, uma energia que interpenetra e vivifica a tudo, que rege e mantém as leis universais, sem sexo, composta pelo equilíbrio, harmonia, amor e paz.
            Um lado a ser trabalhado em sua vida era a amorosa, sempre desastrosa, alimentando uma certa carência e um vazio a ser preenchido. Sucederam-se relacionamentos traumáticos e desgastantes. Isso causava extremo sofrimento em Laura, embora insistisse arduamente na busca de alguém com que compartilhasse seus ideais, crenças e sonhos.
            Esse encontro aconteceu quando despretensiosamente saboreava um frango a passarinho e uma cerveja com amigas. Ele chegou com outros amigos, se apresentaram. Ele estava indo para a capital em busca de emprego. Embora distante mantiveram contato. Thiago sempre ligava dando informações sobre seus sucessos, insucessos e romances. Até que anunciou sua volta. A tentativa na capital havia se frustrado. Um reencontro e os dois passaram a viver juntos.
            Thiago expressava exatamente o que Laura almejava. Os dois passaram a ser complemento um do outro.
            A vida profissional de Laura também deslanchava repleta de coincidências. Embora seu foco inicial tenha sido Antropologia, questões financeiras a impediram de concluir o curso. Embrenhou-se na História como professora. Seu curso de Magistério permitiu que ela garantisse sua licenciatura. Opções de trabalho passaram a acontecer, contatos com professores e instituições e a carreira de Laura se consolidava: professora, coordenadora, diretora...
            Laura passou a escrever livros, participar de congressos e conferências, enfatizando uma rotina de palestras e viagens pelo mundo.
            Em uma viagem com Thiago, Laura conheceu Phaim. Phaim era um velho índio, de olhos muito vivos apesar da avançada idade, alegre, ávido em conhecer pessoas. Houve uma identificação incrível entre ambos. Com ele aprendeu muitas coisas sobre os valores e crenças de sua tribo. Naquele momento algo ecoou em sua alma. Entrava em sintonia com algo que sua alma almejava há anos. Mudou-se para a cidade, objetivando estar próxima daquele ancião que tanto a preenchia com seus ensinamentos.
               Aos oitenta e dois anos, Laura era uma pessoa realizada. Ao lado de seu fiel companheiro completava um ciclo curioso de existência. Rememorava os incríveis momentos que vivera, a interligação maravilhosa e sábia de cada acontecimento, as razões das portas abertas e daquelas que se fecharam, dos caminhos tortuosos e que a levaram diretamente a encontros importantes e decisivos, tudo havia seguido um curso misterioso e apaixonante. Tudo parecia ter obedecido a um plano perfeito. Uma curiosa sincronicidade.
            Lentamente caminhou para sua cadeira favorita, onde permitia-se fitar as paisagens ao redor de sua residência e brincar com seus gatos e sua cachorrinha Helena. Um sono profundo a dominou. No quarto próximo, Thiago em sua cama, descansando também abateu-se com um sono persistente. Um sono para a eternidade. Não mais acordariam, ao menos para esta vida.

CONTOS EMANADOS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS

“Os contos e poemas contidos neste blog são obras de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações terá sido mera coincidência”

SABORES DO COMENDADOR

Ator Nacional: Carlos Vereza

Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour

Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota

Atriz Internacional: Anjelica Huston

Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho

Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus

Música: Samba de Roda

Livro: O Egípcio - Mika Waltaire

Autor: Carlos Castañeda

Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas

Cor: Vinho e Ocre

Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.

Planta: aloé

Comida preferida: sashimi

Bebida: suco de graviola/cerveja

Mania: (várias) não passo embaixo de escada

O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização

O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.

Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.

UM POUCO DO COMENDADOR.


Formado em Matemática e Pedagogica. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VAEBRASIL.

Comenda Rio de Janeiro pela Febacla. Comenda Rubem Braga pela Academia Marataizense de Letras (ES). Comenda Castro Alves (BA). Comendador pela ESCBRAS. Comenda Nelson Mandela pelo CONINTER e OFHM.

Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.

Atuou como Colunista do Diário de Taquaritinga e Jornal "Quatro Páginas" - Bebedouro/SP.
É Colunista do Portal Educação (http://www.portaleducacao.com.br

Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)

Antologias: Agreste Utopia – 2004; Vozes Escritas –Clube Amigos das Letras – 2005; Além das Letras – Clube Amigos das Letras – 2006; A Terra é Azul ! -Antologia Literária Internacional – Roberto de Castro Del`Secchi – 2008; Poetas de Todo Brasil – Volume I – Clube dos Escritores de Piracicaba – 2008; XIII Coletânea Komedi – 2009; Antologia Literária Cidade – Volume II – Abílio Pacheco&Deurilene Sousa -2009; XXI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil – Reis de Souza- 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2010; Prêmio Valdeck Almeida de Jesus – V Edição 2009, Giz Editorial; Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas - Celeiro de Escritores, 2010; Contos de Outono - Edição 2011, Autores Contemporâneos, Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Entrelinhas Literárias, Scortecci Editora, 2011; Antologia Literária Internacional - Del Secchi - Volume XXI; Cinco Passos Para Tornar-se um Escritor, Org. Izabelle Valladares, ARTPOP, 2011; Nordeste em Verso e Prosa, Org. Edson Marques Brandão, Palmeira dos Indios/Alagoas, 2011; Projeto Delicatta VI - Contos e Crônicas, Editora Delicatta, 2011; Portas para o Além - Coletânea de Contos de Terror -Literarte - 2012; Palavras, Versos, Textos e Contextos: elos de uma corrente que nos une! - Literarte - 2012; Galeria Brasil 2012 - Guia de Autores Contemporâneos, Celeiro de Escritores, Ed. Sucesso; Antologia de Contos e Crônicas - Fronteiras : realidade ou ficção ?, Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012; Nossa História, Nossos Autores, Scortecci Editora, 2012. Contos de Hoje, Literacidade, 2012. Antologia Brasileira Diamantes III, Berthier, 2012; Antologia Cidade 10, Literacidade, 2013. I Antologia da ALAB. Raízes: Laços entre Brasil e Angola. Antologia Asas da Liberdade. II Antologia da ACLAV, 2013, Literarte. Amor em Prosa e Versos, Celeiro de Escritores, 2013. Antologia Vingança, Literarte, 2013. Antologia Prêmio Luso Brasileiro - Melhores Contistas 2013. O tempo não apaga, Antologia de Poesia e Prosa - Escritores Contemporâneos - Celeiro de Escritores. Palavras Desavisadas de Tudo - Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas 2013. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXIII, RG Editores. Antologia II - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. antologia Escritores Brasileiros, ZMF Editora. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXVI - RG Editores (2014). III Antologia Poética Fazendo Arte em Búzios, Editora Somar (2014). International Antology Crossing of Languages - We are Brazilians/ antologia Internacional Cruce de Idiomas - Nosotros Somos Brasileños - Or. Jô Mendonça Alcoforado - Intercâmbio Cultural (2014). 5ª Antologia Poética da ALAF (2014). Coletânea Letras Atuais, Editora Alternativa (2014). Antologia IV da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). A Poesia Contemporânea no Brasil, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos - 8 séculos de Língua Portuguesa, Literarte (2014). Mr. Hyde - Homem Monstro - Org. Ademir Pascale , All Print Editora (2014)

Livros (Solos): “Análise Combinatória e Probabilidade”, Geraldo José Sant’Anna/Cláudio Delfini, Editora Érica, 1996, São Paulo, e “Encantamento”, Editora Costelas Felinas, 2010; "Anhelos de la Juvenitud", Geraldo José Sant´Anna/José Roberto Almeida, Editora Costelas Felinas, 2011; O Vôo da Cotovia, Celeiro de Escritores, 2011, Pai´é - Contos de Muito Antigamente, pela Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012, A Caminho do Umbigo, pela Ed. Costelas Felinas, 2013. Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci). Tarrafa Pedagógica (Org.), Editora Celeiro de Escritores (2013). Jardim das Almas (romance). Floriza e a Bonequinha Dourada (Infantil) pela Literarte. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar pela Editora Erica/Saraiva (2014).

Adquira o seu - clique aqui!

Adquira o seu - clique aqui!
Metodologia e Avaliação da Aprendizagem

Pai´é - Contos de Muito Antigamente

Pai´é - Contos de Muito Antigamente
Contos de Geraldo J. Sant´Anna e fotos de Geraldo Gabriel Bossini

ENCANTAMENTO

ENCANTAMENTO
meus poemas

Análise Combinatória e Probabilidades

Análise Combinatória e Probabilidades
juntamente com o amigo Cláudio Delfini

Anhelos de la Juvenitud

Anhelos de la Juvenitud
Edições Costelas Felinas

A Caminho do Umbigo

A Caminho do Umbigo
Edições Costelas felinas

Voo da Cotovia

Voo da Cotovia
Celeiro de Escritores

Divine Acadèmie Française

Divine Acadèmie Française

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013
Literarte/Mágico de Oz (Portugal)

Lançamento da Antologia Vozes Escritas

Lançamento da Antologia Vozes Escritas
Noite de autógrafos em Barra Bonita-SP

Antologia Literária Cidade - Volume II

Antologia Literária Cidade - Volume II
Poemas : Ciclone e Ébano

Antologia Eldorado

Antologia Eldorado

Antologia II

Antologia II

Antologia Cidade 10

Antologia Cidade 10
Org. Abílio Pacheco

Antologia da ALAB

Antologia da ALAB

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas
Lançamento do CELEIRO DE ESCRITORES

Contos de Hoje - Narrativas

Contos de Hoje - Narrativas
Literacidade

O Conto Brasileiro Hoje

O Conto Brasileiro Hoje
RG Editores

4ª Antologia da ALAF

4ª Antologia da ALAF
Academia de Letras e Artes de Fortaleza

Dracúlea II

Dracúlea II
...você já leu ?

Antologia Del´Secchi

Antologia Del´Secchi

Sobrenatural

Sobrenatural
Conto: A Casa do Velho

Diamantes III

Diamantes III
Organização Fídias Teles

Entre em contato com a Editora Erica

Entre em contato com a Editora Erica
Não perca mais tempo, adquira seu exemplar.

Minhas produções

Minhas produções