quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Algumas vezes nos acreditamos apaixonados...

TRÊS CASOS, QUATRO CAMINHOS
UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE MOTIVA AS RELAÇÕES


O celular tocou. Era o mais novo namorado rompendo a relação. Apresentou várias justificativas e disse que não seria mais possível continuar. Rosalina sentou-se, afundando na cadeira, inconformada. Mais uma relação frustrada. Buscava insistentemente um relacionamento que fosse duradouro, sincero e que lhe preenchesse. Mas tudo tinha a duração de uns poucos meses. Esnobe, agressiva, mantinha-se carinhosa até assegurar-se da conquista para em seguida estabelecer uma lista interminável de cobranças.
A nova oportunidade era a internet e já vinha trocando palavras com um rapaz que se apresentava como Romoaldo, de vinte e sete anos, malhado, webdesigner. Gradativamente os papos pelo MSN se intensificaram e se tornaram mais apimentadas. Talvez fosse o momento de se conhecerem. Independente e resolvida, Rosalina cuidou de fazer uma revisão em seu Ford Ka e postou-se na estrada ao amanhecer do sábado. Iriam encontrar-se em um Hotel Fazenda que ficava entre as duas cidades. Um lugar aconchegante, com chalés, cavalgada, cachoeira e ótimo restaurante.
Romoaldo realmente era muito atraente, com corpo definido, loiro, olhos muito azuis e receptivo, alegre, contagiante. Rosalina era mais cheinha, de gordas bochechas e vestidos largos, dando uma aparência ainda maior. Era dona de um comércio de roupas e estava muito bem de vida. Faltava o grande amor.
Em pouco tempo sentiu que a panela agora tinha sua tampa. Passearam de mãos dadas, beijaram-se ao luar, pescaram, brincaram como duas crianças na cachoeira. O final de semana prolongado podia prolongar-se ainda mais, pensava ela, temendo que mais uma vez tudo se desfizesse e todo aquele encanto se diluísse.
Já apaixonada, Rosalina fez questão de pagar a estadia, considerando as alegações de que Romoaldo passava por momentâneas dificuldades.
As dificuldades de Romoaldo, porém, não cessaram. Foi morar com Rosalina e mais que isso, casaram-se. A esposa o presenteou com um carro e procurava ajudá-lo, já que estava complicado encontrar emprego.
Não distante da residência de Rosalina morava Suely. Suely era muito bonita, ruiva, com sardas, que lhe davam um toque especial. De muito bom gosto, sabia escolher suas roupas, perfumes, quase sempre caríssimos. Tudo lhe caía bem. Tinha um olhar cativante e um jeito de falar que logo seduzia, com gestos planejados e movimento nos cabelos aparentemente lançados sem intenção, embora sempre atenta aos olhares.
Suely era bancada por um ricaço da cidade, Guilherme, empresário muito bem sucedido e que encontrara na moça o seu deleite. Guilherme era casado e pai de três filhos, uma família socialmente estável, presente em festas, eventos e páginas sociais.
A amante tinha tudo do bom e do melhor, desfilando pela cidade com roupas caras, carros do ano e chamando a atenção por sua beleza.
Romoaldo a olhava com a cobiça e o desejo, mas sem poucas chances de êxito, pois pouco tinha a lhe oferecer. Não custava, contudo arriscar, afinal ele não era de se jogar fora.
Quem sabia muito da vida e história de Suely era Rodrigo, vinte e dois anos, cabelos e olhos castanhos escuros, corpo bem cuidado, alto e jovial, sensual, chamando sempre a atenção por onde passa. Persistente até chegar à teimosia, já há quatro anos mantinha um caso discreto com o gerente de uma importante empresa local. Em geral seus encontros eram fora da cidade, garantindo-se o sigilo da relação, embora todos soubessem, mas evitando-se comentar. Rodrigo gostava de roupas de marca e sabia escolher o que queria, sendo sempre presenteado pelo amante. Tinha uma vida intensa, curtindo a vida e buscando demonstrar interesse por mulheres.
Cleber tinha uma vida estável. Casado, pai de uma menina, encontrara em Rodrigo a pessoa ideal. Havia se casado mais para atender a uma expectativa de seus pais e evitar comentários sobre suas verdadeiras preferências, do que por real envolvimento afetivo. A esposa viajava muito em conferências e seminários, preocupada com sua carreira acadêmica.
Cada um nestas relações buscava a felicidade, em geral, concentrada naquilo que a outra pessoa podia proporcionar. Rosalina sofria a distância do esposo, mas recusava-se pensar em deixá-lo, seja por acreditar amá-lo, seja temendo ficar só para o resto de sua vida. Guilherme encontrava em Suely a vivência de uma relação mais aberta, sedutora, sem os formalismos que adotava com a esposa. Mantinha-se casado em razão de evitar-se um escândalo com uma possível separação. Por outro lado, socialmente, era invejado por manter esposa e amante, ambas encantadoras. Rodrigo e seu amante, Cleber, viviam a mesma simbiose.
Enquanto algumas pessoas se penalizavam por Rosalina, aplaudiam Guilherme e discretamente ironizavam o fato de Cleber sustentar Rodrigo, suas vidas seguiam similares a elas. Alguns debruçando-se sobre seu trabalho diário descontentes e insatisfeitos, mas sem a coragem necessária para mudarem suas vidas, arriscarem algo novo, lutarem por seus sonhos, encontrando justificativas frágeis para manter-se diariamente da mesma forma. Outros alimentando aparências, corroídos por suas vidas medíocres, fundamentadas no apontar o dedo, adicionar veneno e denegrir pessoas.
Quem está agindo corretamente nestas relações ? Onde está o certo e o errado ? Em que somos verdadeiros em nossas vidas ? Verdadeiros com nossas reais aspirações e buscas, não no burburinho frenético das relações cotidianas.

CONTOS EMANADOS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS

“Os contos e poemas contidos neste blog são obras de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações terá sido mera coincidência”

SABORES DO COMENDADOR

Ator Nacional: Carlos Vereza

Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour

Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota

Atriz Internacional: Anjelica Huston

Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho

Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus

Música: Samba de Roda

Livro: O Egípcio - Mika Waltaire

Autor: Carlos Castañeda

Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas

Cor: Vinho e Ocre

Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.

Planta: aloé

Comida preferida: sashimi

Bebida: suco de graviola/cerveja

Mania: (várias) não passo embaixo de escada

O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização

O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.

Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.

UM POUCO DO COMENDADOR.


Formado em Matemática e Pedagogica. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VAEBRASIL.

Comenda Rio de Janeiro pela Febacla. Comenda Rubem Braga pela Academia Marataizense de Letras (ES). Comenda Castro Alves (BA). Comendador pela ESCBRAS. Comenda Nelson Mandela pelo CONINTER e OFHM.

Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.

Atuou como Colunista do Diário de Taquaritinga e Jornal "Quatro Páginas" - Bebedouro/SP.
É Colunista do Portal Educação (http://www.portaleducacao.com.br

Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)

Antologias: Agreste Utopia – 2004; Vozes Escritas –Clube Amigos das Letras – 2005; Além das Letras – Clube Amigos das Letras – 2006; A Terra é Azul ! -Antologia Literária Internacional – Roberto de Castro Del`Secchi – 2008; Poetas de Todo Brasil – Volume I – Clube dos Escritores de Piracicaba – 2008; XIII Coletânea Komedi – 2009; Antologia Literária Cidade – Volume II – Abílio Pacheco&Deurilene Sousa -2009; XXI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil – Reis de Souza- 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2010; Prêmio Valdeck Almeida de Jesus – V Edição 2009, Giz Editorial; Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas - Celeiro de Escritores, 2010; Contos de Outono - Edição 2011, Autores Contemporâneos, Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Entrelinhas Literárias, Scortecci Editora, 2011; Antologia Literária Internacional - Del Secchi - Volume XXI; Cinco Passos Para Tornar-se um Escritor, Org. Izabelle Valladares, ARTPOP, 2011; Nordeste em Verso e Prosa, Org. Edson Marques Brandão, Palmeira dos Indios/Alagoas, 2011; Projeto Delicatta VI - Contos e Crônicas, Editora Delicatta, 2011; Portas para o Além - Coletânea de Contos de Terror -Literarte - 2012; Palavras, Versos, Textos e Contextos: elos de uma corrente que nos une! - Literarte - 2012; Galeria Brasil 2012 - Guia de Autores Contemporâneos, Celeiro de Escritores, Ed. Sucesso; Antologia de Contos e Crônicas - Fronteiras : realidade ou ficção ?, Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012; Nossa História, Nossos Autores, Scortecci Editora, 2012. Contos de Hoje, Literacidade, 2012. Antologia Brasileira Diamantes III, Berthier, 2012; Antologia Cidade 10, Literacidade, 2013. I Antologia da ALAB. Raízes: Laços entre Brasil e Angola. Antologia Asas da Liberdade. II Antologia da ACLAV, 2013, Literarte. Amor em Prosa e Versos, Celeiro de Escritores, 2013. Antologia Vingança, Literarte, 2013. Antologia Prêmio Luso Brasileiro - Melhores Contistas 2013. O tempo não apaga, Antologia de Poesia e Prosa - Escritores Contemporâneos - Celeiro de Escritores. Palavras Desavisadas de Tudo - Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas 2013. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXIII, RG Editores. Antologia II - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. antologia Escritores Brasileiros, ZMF Editora. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXVI - RG Editores (2014). III Antologia Poética Fazendo Arte em Búzios, Editora Somar (2014). International Antology Crossing of Languages - We are Brazilians/ antologia Internacional Cruce de Idiomas - Nosotros Somos Brasileños - Or. Jô Mendonça Alcoforado - Intercâmbio Cultural (2014). 5ª Antologia Poética da ALAF (2014). Coletânea Letras Atuais, Editora Alternativa (2014). Antologia IV da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). A Poesia Contemporânea no Brasil, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos - 8 séculos de Língua Portuguesa, Literarte (2014). Mr. Hyde - Homem Monstro - Org. Ademir Pascale , All Print Editora (2014)

Livros (Solos): “Análise Combinatória e Probabilidade”, Geraldo José Sant’Anna/Cláudio Delfini, Editora Érica, 1996, São Paulo, e “Encantamento”, Editora Costelas Felinas, 2010; "Anhelos de la Juvenitud", Geraldo José Sant´Anna/José Roberto Almeida, Editora Costelas Felinas, 2011; O Vôo da Cotovia, Celeiro de Escritores, 2011, Pai´é - Contos de Muito Antigamente, pela Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012, A Caminho do Umbigo, pela Ed. Costelas Felinas, 2013. Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci). Tarrafa Pedagógica (Org.), Editora Celeiro de Escritores (2013). Jardim das Almas (romance). Floriza e a Bonequinha Dourada (Infantil) pela Literarte. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar pela Editora Erica/Saraiva (2014).

Adquira o seu - clique aqui!

Adquira o seu - clique aqui!
Metodologia e Avaliação da Aprendizagem

Pai´é - Contos de Muito Antigamente

Pai´é - Contos de Muito Antigamente
Contos de Geraldo J. Sant´Anna e fotos de Geraldo Gabriel Bossini

ENCANTAMENTO

ENCANTAMENTO
meus poemas

Análise Combinatória e Probabilidades

Análise Combinatória e Probabilidades
juntamente com o amigo Cláudio Delfini

Anhelos de la Juvenitud

Anhelos de la Juvenitud
Edições Costelas Felinas

A Caminho do Umbigo

A Caminho do Umbigo
Edições Costelas felinas

Voo da Cotovia

Voo da Cotovia
Celeiro de Escritores

Divine Acadèmie Française

Divine Acadèmie Française

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013
Literarte/Mágico de Oz (Portugal)

Lançamento da Antologia Vozes Escritas

Lançamento da Antologia Vozes Escritas
Noite de autógrafos em Barra Bonita-SP

Antologia Literária Cidade - Volume II

Antologia Literária Cidade - Volume II
Poemas : Ciclone e Ébano

Antologia Eldorado

Antologia Eldorado

Antologia II

Antologia II

Antologia Cidade 10

Antologia Cidade 10
Org. Abílio Pacheco

Antologia da ALAB

Antologia da ALAB

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas
Lançamento do CELEIRO DE ESCRITORES

Contos de Hoje - Narrativas

Contos de Hoje - Narrativas
Literacidade

O Conto Brasileiro Hoje

O Conto Brasileiro Hoje
RG Editores

4ª Antologia da ALAF

4ª Antologia da ALAF
Academia de Letras e Artes de Fortaleza

Dracúlea II

Dracúlea II
...você já leu ?

Antologia Del´Secchi

Antologia Del´Secchi

Sobrenatural

Sobrenatural
Conto: A Casa do Velho

Diamantes III

Diamantes III
Organização Fídias Teles

Entre em contato com a Editora Erica

Entre em contato com a Editora Erica
Não perca mais tempo, adquira seu exemplar.

Minhas produções

Minhas produções