terça-feira, 6 de setembro de 2011

SORTE, SORTE, SORTE

             Um panfleto recebido na rua, enquanto caminhava despretenciosamente de bermuda e chinelo, óculos de sol e uma regata, fez Francisco estacionar uns instantes para leitura. Era a proposta de um curso semipresencial. Exatamente o que ele precisava, pois, considerando sua rotina diária estudar era um desafio. Vivia absorvido pelo corre-corre. Era uma possibilidade. Guardou o informativo no bolso e prosseguiu.
            No período correspondente, Francisco buscou a internet para sua inscrição, entre curioso e sem grandes expectativas, tipo “vamos ver o que vai dar”. E para sua surpresa, deu em cima. Das quarenta vagas disponíveis, foi o quadragésimo. Efetivou sua matrícula com amplo sorriso no rosto. O início das aulas trouxe expectativas e um sonho começou se delinear. As possibilidades eram realmente muitas. Os professores dedicados e um grande trabalho a ser desenvolvido.

            Aos poucos apaixonou-se pelo curso, pela escola e por sua carreira enquanto profissional. Dedicou-se. Sua presença passou a ser notada. Seu desempenho enaltecido. Com os projetos propostos pelos docentes, Francisco pode participar de vários desafios, passando a ser constantemente premiado. A ponto de desmotivar colegas...”se ele vai participar nem adianta, ele já ganhou!”. Mas a humildade de Francisco os incentivava. Formaram-se grupos extras de estudo, trabalhos voluntários, feiras e workshops. A liderança de Francisco crescia, se consolidava.

            Ao final do curso, Francisco teve duas grandes surpresas: um certificado de honra ao mérito e sua seleção, através de um programa institucional, para um intercâmbio com os Estados Unidos. Teria uma bolsa de estudos e embarcaria dentro de três meses.

              A viagem a San Diego trouxe novidades que marcariam ainda mais sua vida. Conheceu Erin. Tornaram-se efusivamente amigos, como se já se conhecessem há milhares de anos. Troca de emails, telefones, endereços e olhares cúmplices. Em pouco tempo ele voltaria para o Brasil, em sua pacata cidadezinha, e Erin retornaria à Austrália.

            Francisco voltou ao Brasil decidido a reencontrar Erin. Seu desejo estava transparente: ir para a Austrália. Passou a estudar minuciosamente Perth, em particular, onde Erin residia. A cidade luz !

            Em suas buscas aproximou-se de várias pessoas que já haviam morado na Austrália ou que possuíam parentes ou amigos naquela localidade. Pela internet compartilhava seus sonhos, fotos e planos com a garota.

            Uma oportunidade de emprego no ramo do curso que concluíra deu-lhe mais gás. Estava exultante ! Deixou o antigo emprego e embrenhou-se num novo caminho. A rotina o fazia animar-se e desanimar-se, por vezes seus sonhos pareciam distanciar, outras vezes chegavam intensos.

            Certo dia foi chamado pelo gerente da empresa. Receberiam a visita de um grupo estrangeiro e precisavam de um intérprete. Francisco estava sendo convidado para acompanhar e recepcionar os visitantes. Chegariam de Adelaide, uma cidade australiana.

            A equipe empolgou-se com Francisco. A desenvoltura, idéias práticas e inovadoras, fluência na língua e espírito altamente colaborativo. Ao final do encontro foi convidado para conhecer a empresa e embarcar com eles após outros encontros programados. Desnecessário dizer que o convite foi aceito, não sem certa apreensão, afinal seria outra grande mudança em sua vida.

            Tendo assumido a posição de autor de sua própria existência, Francisco ousou arriscar mais uma vez. Seria também a oportunidade maravilhosa de rever Erin.

            O avião pousou trazendo inúmeros anseios. À princípio ficaria três meses na empresa e depois poderia retornar para a filial no Brasil. Sua meta era ficar na Austrália, mas se retornasse desejava que fosse na posição de chefia. Estava trabalhando arduamente para isso.

            O encontro com Erin aconteceu no Kings Park. Tudo era simplesmente incrível. Havia momentos em que Francisco não acreditava que tudo estava acontecendo e tão rapidamente. Foi conhecer a casa de Erin. A casa era confortável e com uma simplicidade luxuosa, exuberante, daqueles lugares que você chega e não pretende sair mais. Os corpos se chamavam, se atraiam explicitamente, pela primeira vez. Beijos, carícias, sussurros e um impacto. A mulher que tanto desejara ao longo de todo tempo era um homem.

            Francisco afastou-se. Estava aturdido, chocado, sem chão. Foram noites em que acordava com dezenas de planos, cada contato online era repleto de empolgação, sentia-se traído. Erin poderia ter-lhe dito, contado a verdade.

            Os dias se sucederam agitados, tumultuados, inquietos. A baixa em sua produtividade foi percebida pelo gerente que o chamou para uma conversa particular. Certamente algo estava acontecendo. Francisco relatou questões familiares que o estavam preocupando, não se atreveria a revelar a verdade e tornar-se chacota dentro da empresa. Por outro lado, a imagem de Erin o perseguia.

            No dia de embarcar de volta para o Brasil recebeu um bilhete de Erin. O bilhete questionava sobre o relacionamento e o sentimento que os unia. Erin se propunha voltar com ele para o Brasil. O coração palpitava descompassado. Sofria.

            No aeroporto avistou a moça, loura, de olhos escuros e um belo casaco. Erin não se aproximou, fitando Francisco ao longe. As lágrimas eram inevitáveis.

            De súbito, Francisco disparou em direção a Erin. Abraçou-a. Beijou-a longamente nos lábios.

            Até sua chegada na Austrália, a vida havia se traduzido em sorte, sorte e sorte nos caminhos de Francisco. O que lhe seria agora reservado ao lado de Erin. A sorte continuaria coroando e adornando sua cabeça?        

CONTOS EMANADOS DE SITUAÇÕES COTIDIANAS

“Os contos e poemas contidos neste blog são obras de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações terá sido mera coincidência”

SABORES DO COMENDADOR

Ator Nacional: Carlos Vereza

Ator Internacional: Michael Carlisle Hall/ Jensen Ackles/ Eric Balfour

Atriz Nacional: Rosamaria Murtinho / Laura Cardoso/Zezé Mota

Atriz Internacional: Anjelica Huston

Cantor Nacional: Martinho da Vila/ Zeca Pagodinho

Cantora Nacional: Leci Brandão/ Maria Bethania/ Beth Carvalho/ Alcione/Dona Ivone Lara/Clementina de Jesus

Música: Samba de Roda

Livro: O Egípcio - Mika Waltaire

Autor: Carlos Castañeda

Filme: Besouro/Cafundó/ A Montanha dos Gorilas

Cor: Vinho e Ocre

Animal: Todos, mas especialmente gatos, jabotis e corujas.

Planta: aloé

Comida preferida: sashimi

Bebida: suco de graviola/cerveja

Mania: (várias) não passo embaixo de escada

O que aprecio nas pessoas: pontualidade, responsabilidade e organização

O que não gosto nas pessoas: pessoas indiscretas e que não cumprem seus compromissos.

Alimento que não gosta: coco, canjica, arroz doce, melão, melancia, jaca, caqui.

UM POUCO DO COMENDADOR.


Formado em Matemática e Pedagogica. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VAEBRASIL.

Comenda Rio de Janeiro pela Febacla. Comenda Rubem Braga pela Academia Marataizense de Letras (ES). Comenda Castro Alves (BA). Comendador pela ESCBRAS. Comenda Nelson Mandela pelo CONINTER e OFHM.

Cadeira 023, da Área de Letras, Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto. Membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras. Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos. Membro da União Brasileira de Escritores. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF). Membro da Academia de Letras de Goiás Velho (ALG). Membro da Academia de Letras de Teófilo Ottoni (Minas Gerais). Membro da Academia de Letras de Cabo Frio (ARTPOP). Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça. Membro da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Cadeira de Grande Honra n. 15 - Patrono Pedro I pela Febacla. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Iguaba Grande (RJ). Cadeira n.º 2- ALB Araraquara.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação. Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município. Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação. Título de Cidadão Bebedourense. Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade Mais Influente e Educador 2011(Top of Mind - O Jornal- Bebedouro). Personalidade 2012 (ARTPOP). Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha (ALB-Suíça). Embaixador da Paz pelo Instituto VAEBRASIL.

Atuou como Colunista do Diário de Taquaritinga e Jornal "Quatro Páginas" - Bebedouro/SP.
É Colunista do Portal Educação (http://www.portaleducacao.com.br

Premiações Literárias: 1º Classificado na IV Seletiva de Poesias, Contos e Crônicas de Barra Bonita – SP, agosto/2005, Clube Amigo das Letras – poema “A benção”, Menção Honrosa no XVI Concurso Nacional de Poesia “Acadêmico Mário Marinho” – Academia de Letras de Paranapuã, novembro/2005 – poema “Perfeita”, 2º colocado no Prêmio FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) de Literatura – dezembro/2005 – conto “A benção”, Menção Especial no Projeto Versos no Varal – Rio de Janeiro – abril/2006 – poema “Invernal”, 1º lugar no V Concurso de Poesias de Igaraçu do Tietê – maio/2006 – poema “Perfeita”, 3º Menção Honrosa no VIII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba – setembro/2006 – poema “Perfeita”, 4º lugar no Concurso Literário de Bebedouro – dezembro/2006 –poema “Tropeiros”, Menção Honrosa no I concurso de Poesias sobre Cooperativismo – Bebedouro – outubro/2007, 1º lugar no VI Concurso de Poesias de Guaratinguetá – julho/2010 – poema “Promessa”, Prêmio Especial no XII Concurso Nacional de Poesias do Clube de Escritores de Piracicaba, outubro/2010, poema “Veludo”, Menção Honrosa no 2º Concurso Literário Internacional Planície Costeira – dezembro/2010, poema “Flor de Cera”, 1º lugar no IV Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica – dezembro/2010 – poema “Flor de Cera”. Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário. Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012 - Melhor Contista.Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2012 (Literarte/Editora Mágico de Oz), Melhor Contista 2013 (Prêmio Luso Brasileiro de Contos - Literarte\Editora Mágico de Oz)

Antologias: Agreste Utopia – 2004; Vozes Escritas –Clube Amigos das Letras – 2005; Além das Letras – Clube Amigos das Letras – 2006; A Terra é Azul ! -Antologia Literária Internacional – Roberto de Castro Del`Secchi – 2008; Poetas de Todo Brasil – Volume I – Clube dos Escritores de Piracicaba – 2008; XIII Coletânea Komedi – 2009; Antologia Literária Cidade – Volume II – Abílio Pacheco&Deurilene Sousa -2009; XXI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil – Reis de Souza- 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2009; Guia de Autores Contemporâneos – Galeria Brasil – Celeiro de Escritores – 2010; Prêmio Valdeck Almeida de Jesus – V Edição 2009, Giz Editorial; Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas - Celeiro de Escritores, 2010; Contos de Outono - Edição 2011, Autores Contemporâneos, Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Entrelinhas Literárias, Scortecci Editora, 2011; Antologia Literária Internacional - Del Secchi - Volume XXI; Cinco Passos Para Tornar-se um Escritor, Org. Izabelle Valladares, ARTPOP, 2011; Nordeste em Verso e Prosa, Org. Edson Marques Brandão, Palmeira dos Indios/Alagoas, 2011; Projeto Delicatta VI - Contos e Crônicas, Editora Delicatta, 2011; Portas para o Além - Coletânea de Contos de Terror -Literarte - 2012; Palavras, Versos, Textos e Contextos: elos de uma corrente que nos une! - Literarte - 2012; Galeria Brasil 2012 - Guia de Autores Contemporâneos, Celeiro de Escritores, Ed. Sucesso; Antologia de Contos e Crônicas - Fronteiras : realidade ou ficção ?, Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012; Nossa História, Nossos Autores, Scortecci Editora, 2012. Contos de Hoje, Literacidade, 2012. Antologia Brasileira Diamantes III, Berthier, 2012; Antologia Cidade 10, Literacidade, 2013. I Antologia da ALAB. Raízes: Laços entre Brasil e Angola. Antologia Asas da Liberdade. II Antologia da ACLAV, 2013, Literarte. Amor em Prosa e Versos, Celeiro de Escritores, 2013. Antologia Vingança, Literarte, 2013. Antologia Prêmio Luso Brasileiro - Melhores Contistas 2013. O tempo não apaga, Antologia de Poesia e Prosa - Escritores Contemporâneos - Celeiro de Escritores. Palavras Desavisadas de Tudo - Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas 2013. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXIII, RG Editores. Antologia II - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. antologia Escritores Brasileiros, ZMF Editora. O Conto Brasileiro Hoje - Volume XXVI - RG Editores (2014). III Antologia Poética Fazendo Arte em Búzios, Editora Somar (2014). International Antology Crossing of Languages - We are Brazilians/ antologia Internacional Cruce de Idiomas - Nosotros Somos Brasileños - Or. Jô Mendonça Alcoforado - Intercâmbio Cultural (2014). 5ª Antologia Poética da ALAF (2014). Coletânea Letras Atuais, Editora Alternativa (2014). Antologia IV da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). A Poesia Contemporânea no Brasil, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Editora Iluminatta (2014). Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos - 8 séculos de Língua Portuguesa, Literarte (2014). Mr. Hyde - Homem Monstro - Org. Ademir Pascale , All Print Editora (2014)

Livros (Solos): “Análise Combinatória e Probabilidade”, Geraldo José Sant’Anna/Cláudio Delfini, Editora Érica, 1996, São Paulo, e “Encantamento”, Editora Costelas Felinas, 2010; "Anhelos de la Juvenitud", Geraldo José Sant´Anna/José Roberto Almeida, Editora Costelas Felinas, 2011; O Vôo da Cotovia, Celeiro de Escritores, 2011, Pai´é - Contos de Muito Antigamente, pela Celeiro de Escritores/Editora Sucesso, 2012, A Caminho do Umbigo, pela Ed. Costelas Felinas, 2013. Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal (Editora Scortecci). Tarrafa Pedagógica (Org.), Editora Celeiro de Escritores (2013). Jardim das Almas (romance). Floriza e a Bonequinha Dourada (Infantil) pela Literarte. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar pela Editora Erica/Saraiva (2014).

Adquira o seu - clique aqui!

Adquira o seu - clique aqui!
Metodologia e Avaliação da Aprendizagem

Pai´é - Contos de Muito Antigamente

Pai´é - Contos de Muito Antigamente
Contos de Geraldo J. Sant´Anna e fotos de Geraldo Gabriel Bossini

ENCANTAMENTO

ENCANTAMENTO
meus poemas

Análise Combinatória e Probabilidades

Análise Combinatória e Probabilidades
juntamente com o amigo Cláudio Delfini

Anhelos de la Juvenitud

Anhelos de la Juvenitud
Edições Costelas Felinas

A Caminho do Umbigo

A Caminho do Umbigo
Edições Costelas felinas

Voo da Cotovia

Voo da Cotovia
Celeiro de Escritores

Divine Acadèmie Française

Divine Acadèmie Française

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013

Prêmio Luso Brasileiro de Poesia 2012/2013
Literarte/Mágico de Oz (Portugal)

Lançamento da Antologia Vozes Escritas

Lançamento da Antologia Vozes Escritas
Noite de autógrafos em Barra Bonita-SP

Antologia Literária Cidade - Volume II

Antologia Literária Cidade - Volume II
Poemas : Ciclone e Ébano

Antologia Eldorado

Antologia Eldorado

Antologia II

Antologia II

Antologia Cidade 10

Antologia Cidade 10
Org. Abílio Pacheco

Antologia da ALAB

Antologia da ALAB

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas

Antologia Poesia Contemporânea - 14 Poetas
Lançamento do CELEIRO DE ESCRITORES

Contos de Hoje - Narrativas

Contos de Hoje - Narrativas
Literacidade

O Conto Brasileiro Hoje

O Conto Brasileiro Hoje
RG Editores

4ª Antologia da ALAF

4ª Antologia da ALAF
Academia de Letras e Artes de Fortaleza

Dracúlea II

Dracúlea II
...você já leu ?

Antologia Del´Secchi

Antologia Del´Secchi

Sobrenatural

Sobrenatural
Conto: A Casa do Velho

Diamantes III

Diamantes III
Organização Fídias Teles

Entre em contato com a Editora Erica

Entre em contato com a Editora Erica
Não perca mais tempo, adquira seu exemplar.

Minhas produções

Minhas produções